13 Dicas brilhantes para você encontrar a sua ideia de Negócio

Ideias de negócio estão por todo lado.

Algumas vêm de uma análise cuidadosa das tendências do mercado, outras vêm de descobertas feitas ao acaso.

Para algumas pessoas, ter ideias é tão fácil quanto beber água, para outras é uma tarefa simplesmente impossível.

Eu, acredito plenamente que qualquer pessoa que pratique o suficiente e faça um esforço consciente para perceber problemas e identificar necessidades, pode melhorar a sua capacidade de criar novas ideias.

Se você estiver interessado em começar um negócio, mas não sabe qual produto ou serviço deve vender, explorar essas formas de criar uma ideia de negócio ajudará você a escolher.

  1. Resolva um problema
Young black female plumber sitting on the floor fixing a bathroom sink, seen from doorway

A maneira mais fácil de ter ideias de negócios é resolver os problemas que você tem.

A segunda maneira mais fácil é resolver os problemas que os outros têm.

Em princípio, a solução não precisa de ser tão grande como o Facebook ou o OLX, podem ser muito menores.

Muitos dos produtos que você se acostumou a usar foram realmente inventados para resolver um problema, incluindo , óculos de sol para proteger do brilho, alarmes de segurança para alertá-lo que alguém invadiu, extintores para apagar um fogo antes de todo o lugar sucumbir, escovas de dente para manter os dentes limpos e refrigerantes para nos refrescar.

A lista é literalmente infinita.

Tudo o que você precisa fazer é identificar problemas.

Depois de perceber que cada uma das suas próprias frustrações é, na verdade, uma ideia potencial, você realmente começará a desenvolver ideias pertinentes!

Se você faz parte da minoria de sortudos, que por mais incrível que pareça não têm nenhum problema na vida, então faça o seguinte:

2. Identifique a sua maior fonte de satisfação.

African Woman Holding Heart Shape Symbol Love Concept

O que é que te preenche e te dá satisfação na vida? Bem, você provavelmente pode transformar isso em um negócio.

Qualquer conselheiro de carreira ou coach de trabalho lhe dirá a mesma coisa — “Encontre algo que você ama fazer.”

Eu quase odeio dizer a mesma coisa, porque se tornou tão clichê, mas aqui vou eu, você tem que fazer algo que você goste de fazer.

Se você gosta do que está fazendo, você vai prosperar e seus negócios também. Se você não gosta do que está fazendo, descubra como gostar ou mude de carreira.

“Escolha um emprego que você ama, e nunca terá de trabalhar na vida” — Tim Ferriss

Para transformar esse princípio em uma ideia de negócio, você só precisa descobrir como monetizar o que você ama fazer.

Por exemplo: você ama confeccionar bolos para os seus amigos, que tal te tornares numa confeiteira profissional?

Descubra o que você ama. Faça isso e transforme-o em um negócio.

3. Identifique sua maior frustração.

Angry business woman reading document at office desktop

Pense por um segundo, qual é a sua maior frustração nesse exato momento? Consegue pensar em alguma coisa? Isso é bom.

Agora, qual seria uma das possíveis soluções para este problema? Conseguiu pensar em uma solução? Ótimo!

Você simplesmente acabou de pensar em uma potencial ideia de negócio! Viu como é fácil? Deixe-me saber nos comentários no que você pensou.

As maiores ideias de negócios nascem da solução de problemas. Alguém enfrenta um problema, surge com a solução e a vende.

Os problemas que você pode resolver são suas ideias de negócios mais brilhantes e lucrativas.

4. Pense no futuro, pense no maior desafio da humanidade — daqui a quinze anos.

Resolver problemas que você tem atualmente não é a única maneira de criar novas ideias. Por que não pensar em resolver problemas que existirão, problemas futuros?

Neste sentido muito futurista, ninguém se destaca tão bem como o Elon Musk.

Elon Musk é um futurista inovador. Onde será que ele consegue suas ideias?

Em uma entrevista, Elon diz: “penso sobre quais são os problemas que mais provavelmente afetarão o futuro do mundo — o futuro da humanidade”.

Ele discutiu as soluções para problemas futuros. Musk provavelmente sabia que problemas de vida curta teriam soluções de curta duração. Então, ele enfrenta problemas maiores — o futuro dos problemas da humanidade.

Então ele fundou a PayPal, construiu foguetes, criou um carro elétrico, projetou um pequeno submarino, e inventou uma cápsula que viaja de São Francisco a Los Angeles em trinta minutos.

Os empreendimentos que ele criou, incluem a Solar City e a Tesla Motors.

Talvez não seja o caso hoje, mas a a falta de combustíveis fósseis se tornará um problema em um futuro próximo, e o Elon está a tomar medidas para consertar isso antes que aconteça.

Isso dá a ele tempo para inovar, pois ele é um dos primeiros e dá a ele participação no mercado.

Se você acha que ainda não há um mercado para a sua ideia, você pode criar um apelando para aqueles que, como você, acreditam que será um problema no futuro.

Atualmente, existem inúmeros problemas potenciais com soluções óbvias, como por exemplo, projetos de dessalinização da água do mar para o consumo… Mas existem outros problemas cuja as soluções não são tão óbvias, como o problema do consumo excessivo de plásticos… Que material você acha que pode substituir o plástico em nossas vidas?

Talvez você não precise criar o novo Paypal, o novo google, o próximo Facebook, projetar foguetes ou cápsulas Hyperloop, mas o mundo tenderá a passar por outros problemas no futuro. Quais são? Quais serão? Como você pode começar a resolvê-los? Pense sobre isso.

As pessoas naturalmente irão pagar por essas soluções. Talvez não hoje, mas eventualmente elas irão. Agora é a hora de começar a pensar nisso.

5. Examine as tuas próprias habilidades pessoais.

A man holding samples of picture mounts and frames, selecting colour and style.

Você tem um talento comprovado que pode se tornar a base de um negócio lucrativo?

Para encontrar uma ideia de negócio viável, pergunte a si mesmo: “Quais habilidades e experiências de mercado eu tenho? As pessoas estarão dispostas a pagar por meus produtos ou serviços?”

Faça uma lista de suas habilidades

No que você é realmente bom?

Quais desafios você ultrapassou?

Por exemplo, você superou a depressão, perdeu peso através de uma alimentação saudável, aprendeu a lidar com problemas sem se exaltar, tem uma pontaria impecável.

O que você gosta de fazer?

Quais são as suas habilidades para as quais já existe um mercado?

Por exemplo, se você é ótimo em codificação, essa é definitivamente uma habilidade com a qual você pode ganhar dinheiro.

6. Invente um novo produto ou serviço.

African-American Man Working in Laboratory

A chave para criar ideias de negócios para um novo produto ou serviço é identificar uma necessidade de mercado que não esteja sendo atendida.

Por exemplo, em 2004, um estudante de psicologia da Universidade de Harvard de nome Mark Zuckerberg, reconheceu a necessidade de um site de rede social em todo o campus que permitisse que alunos e funcionários compartilhassem perfis pessoais e outras informações.

Ele passou a desenvolver o Facebook e se tornou um dos bilionários mais jovens do mundo.

A explosão de dispositivos móveis criou uma enorme demanda por aplicativos móveis.

Em 2008, dois jovens empreendedores chamados Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram problemas para chamar um táxi em Paris.

Eles decidiram que você deveria ser capaz de tocar em um botão no seu celular e pegar uma carona, e como resultado, ele encontrou o Uber.

Olha a sua volta e pergunte a si mesmo: “Como essa situação pode ser melhorada?” Pergunte às pessoas sobre serviços adicionais que elas gostariam de ter.

Concentre-se em um mercado-alvo específico, e faça um brainstorming de ideias para serviços nos quais esse grupo estaria interessado.

7. Adicione valor a um produto existente.

A diferença entre madeira bruta e madeira refinada é um bom exemplo de como melhorar um produto, através de um processo adicional que aumenta o seu valor.

Os processos adicionais não são a única forma pela qual é possível adicionar valor a uma ideia já concebida. Você também pode adicionar serviços ou combinar um produto com outro.

Quais ideias de negócios você pode desenvolver ao longo dessas linhas? Concentre-se em quais produtos você pode comprar e o que você pode fazer para criar um negócio lucrativo.

8. Melhore um produto ou serviço

Existem muito poucos produtos (ou serviços) que não podem ser melhorados. Comece gerando ideias de negócios olhando os produtos e serviços que você usa e discutindo ideias sobre como eles poderiam ser melhorados.

9. Tenha uma ideia que poupe dinheiro às pessoas,

Black student making purchases using his laptop

Outra ótima maneira de ter ideias de negócio, é pensar em poupar dinheiro às pessoas.

Quando estou na rua e preciso comprar água, eu escolho a água da marca Orion ao invés da marca Pura, não por a Orion ser melhor que a Pura, simplesmente por ser mais barata e econômica, além do mais, com 100 AOA podes consumir um (1) litro de água da Orion ao invés de meio (0,5) litros de água Pura.

O meu smartphone pessoal é um 7Mobile com (quase) as mesmas especificações técnicas que um Samsung Galaxy S6 ou iPhone 6, que podem custar 3 ou 4 vezes o preço do 7Mobile.

A minha conta bancária está vinculada ao Banco Millennium Atlântico, e não por ser o melhor banco, o mais sofisticado ou o mais atraente, a minha conta bancária está vinculada a este banco pelo serviço “conta universitário” em que não lhe é cobrado qualquer taxa de manutenção para manter a sua conta ativa, taxa que maior parte dos bancos cobram.

De certeza que você já desejou que algum serviço ou produto fosse mais barato… O que você poderia fazer para introduzir um produto/serviço que fosse mais barato e atendesse a mesma necessidade?

10. Preencha uma necessidade recorrente

Observe em sua volta, faça um inquérito? Que tipo de serviço a tua comunidade precisa nesse momento?

Analise a hierarquia de necessidades de Maslow, e pense sobre as maiores necessidades da sua comunidade neste momento.

11. Roube ideia dos outros

“Bons artistas copiam, grandes artistas roubam” — Pablo Picasso

Não há vergonha nisso, na verdade, a maioria das boas ideias é construída sobre a ideia de outra pessoa.

Quando o Mark começou a trabalhar no facebook, já existia o myspace que era bastante similar ao facebook.

Quando Drew Houston começou a idealizar o Dropbox, já existiam vários serviços de armazenamento em nuvem como mediafire, 4shared e o mais famoso daquela época, o megauploads ( que saudades!).

Como surgem as ideias?

Existem tantas maneiras diferentes de fazer isso. Eu mencionei apenas algumas.

No entanto, espero que, com esses exemplos, você possa criar suas próprias ideias ou melhorar as ideias de outras pessoas.

Se você quiser uma pequena ajuda, ou quiser compartilhar seus pensamentos, por favor, deixe um comentário abaixo!

Como encontrar a minha ideia de negócio?

Magnifying glass and question mark search concept

Perguntando sobre uma “ideia de negócio”, eu suponho que você quer estar “no negócio”. O que isso significa? Isso significa que você deseja um negócio que tenha clientes pagando por um produto ou serviço que você criou.

Aqui está um processo que você pode usar para desenvolver de forma sistemática, diversas ideias de negócios.

12. Escolha uma indústria

Escolha uma indústria e especialize a sua oferta.

Quanto mais específico for o seu nicho, mais bem-sucedido você será no longo prazo, pois permite oferecer produtos e serviços sob medida do seu mercado.

Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software, você pode optar por criar softwares para corretores de imóveis de baixo custo, ou para dentistas ao invés de médicos em geral.

Que tipo de indústria devo escolher?

Deve ser uma indústria lucrativa onde o dinheiro não seja o problema.

Por exemplo, o setor de varejo de alimentos tem margens de lucro muito baixas, por isso não seria um bom nicho. Por outro lado, a indústria de albergaria é bastante lucrativa, assim como a indústria de TI corporativa e muitos outros campos.

Escolha um setor no qual você já tenha acesso. Olhe para indústrias onde sua família ou amigos estejam a trabalhar.

Existe uma indústria que você acha interessante? Converse com seus amigos para saber mais sobre o setor deles.

Em caso de existirem concorrentes, ao contrário da crença comum, não é um mau sinal se já existirem concorrentes em seu mercado, isso mostra que há dinheiro a ser feito.

13. Mergulhe no mercado (fale com as pessoas da indústria)

Isso é o que a maioria das pessoas não faz, mas é a parte mais importante.

Geralmente, você deseja entender quais problemas existem em um setor específico para que você possa encontrar soluções pelas quais as pessoas realmente paguem.

Você não pode “ver” esses problemas se não conversar com as pessoas que posteriormente comprarão os seus produtos, ou pagarão pelos seus serviços.

Para isso, tome os seguintes passos:

– Faça uma lista das empresas com as quais você deseja conversar (não 5, não 10, faça listas de 50 ou 100 empresas).

Fale, tenha conversas abertas, através das mesmas você poderá aprender com o que as empresas estão lutando (e como você poderia ajudar).

– Tente identificar pessoas que possam fornecer informações úteis, como empresários, CEOs, gerentes de nível médio ou superior e tomadores de decisão.

— Faça marcações com essas pessoas, seja por meio de Skype / telefone ou melhor, uma reunião em pessoa.

— Faça boas perguntas e abertas.

Foi usando essas técnicas que eu consegui, por várias vezes sentar com o Cláudio Kiala, artisticamente conhecido como Cfkappa, CEO e fundador da SOBA-STORE, empresa que vem revolucionando o espaço online de Angola.

Conclusão

Você pode ter uma ideia — uma ideia que mudará o mundo, fará milhões ou revolucionará uma indústria.

Grandes ideias não são o domínio exclusivo de pessoas inteligentes e bem-sucedidas. Elas estão disponíveis para todos. Com essas dicas, ficarei surpreso se você não tiver pelo menos um.

Quando ela surgir me faça um favor, volte aqui para me contar!

Você já tem um negócio? De onde você tirou a ideia de começar seu negócio? Deixe-me saber nos comentários.

Comments
  • Massa suspendisse lorem turpis ac. Pellentesque volutpat faucibus pellentesque velit in, leo odio molestie, magnis vitae condimentum.

  • Aute mi ut suspendisse velit leo, vel risus ac. Amet dui dignissim fermentum malesuada auctor volutpat, vestibulum ipsum nulla.

    • Sed reprehenderit quam, non felis, erat cum a, gravida lorem a. Ultricies in pellentesque ipsum arcu ipsum ridiculus velit magna, ut a elit est. Ultricies metus arcu sed massa. Massa suspendisse lorem turpis ac.

  • Eu et tellus vestibulum taciti et sit, nunc enim ipsum donec aliquam vitae, per mauris, amet ultrices. Pellentesque amet proin ut vestibulum eleifend nam, wisi vel tellus pulvinar mi risus consectetuer, sed faucibus facilisi, accumsan nam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *