Successful Business Concept, Red Dart Reaching Center of a Target.
Educação

Metas Vs Objetivos — A Diferença Que Você Precisa Saber!

Você provavelmente já ouviu as palavras “Metas” e “Objetivos”, certo? Acredito que também já ouviu as palavras intenção, desejo, alvo, sonho e propósito… Não é? Entretanto, eu vou pedir-lhe que deixe por enquanto as outras palavras de lado, porque no artigo de hoje nos focaremos em saber a diferença que existe entre Metas e Objetivos,…

Você provavelmente já ouviu as palavras “Metas” e “Objetivos”, certo?

Acredito que também já ouviu as palavras intenção, desejo, alvo, sonho e propósito… Não é?

Entretanto, eu vou pedir-lhe que deixe por enquanto as outras palavras de lado, porque no artigo de hoje nos focaremos em saber a diferença que existe entre Metas e Objetivos, também está curioso por saber? Então continue a rolar a tela para baixo.

Você provavelmente já ouviu as palavras “Metas” e “Objetivos”, certo?

Acredito que também já ouviu as palavras intenção, desejo, alvo, sonho e propósito… Não é?

Entretanto, eu vou pedir-lhe que deixe por enquanto as outras palavras de lado, porque no artigo de hoje nos focaremos em saber a diferença que existe entre Metas e Objetivos, também está curioso por saber? Então continue a rolar a tela para baixo.


Geralmente não é muito difícil saber a diferença entre metas e objetivos, porque se você consultar um dicionário ambos aparecem como sinónimos.

Porém, existe uma diferença intrínseca entre metas e objetivos, essa diferença tem o poder de definir se você acabará alcançando as suas metas ou conseguirá conquistar os seus objetivos.

Não obstante, saber a diferença ajuda-nos a usar ambos de uma forma construtiva, nos levando de onde estamos para onde queremos estar.

Goal

Metas e Objetivos nos fazem seguir em frente

A maior similaridade entre metas e objetivos é que ambos têm o poder de nos fazer seguir em frente, na conquista de algo… De algo que possa ser benéfico para nós ou não.

Podemos considerar o objetivo como sendo a “Big Picture”, ou seja, o objetivo é o ponto final, é o Santo Graal… É a imagem completa.

Você atinge um objetivo quando é envolvido pela sensação de missão cumprida, e sente que finalmente pode descansar.

“Definir metas é o primeiro passo para transformar o invisível em visível — Tony Robbins”

Por outro lado, a meta, ou as metas, são os passos combinados com estratégias e táticas que serão dados para que se alcancem os objetivos… Ainda não ficou claro? Bom! Continue comigo.

Meta vs Objetivos

Como podemos ver explicado no site da InvestoWords, os objetivos geralmente são mais longos que as metas, e descrevem (quase) nenhuma tática.

Por exemplo, considere que o seu objetivo seja vencer uma maratona de 10 quilômetros, mas você ainda não sabe como transformar isso em realidade, porém você já tem o seu objetivo, “vencer uma maratona de 10 quilômetros”.

Young african runner running on racetrack

Você acabou de definir o seu destino, o ponto onde você pretende aterrar.

No que diz respeito a vida pessoal, um objetivo pode ser: cursar a faculdade, emagrecer, casar, ter filhos. Os objetivos são os sonhos, os que nos movem e os que nos motivam.

Podemos pensar no objetivo como tendo as seguintes características:

· (O objetivo) Define o destino, onde queremos chegar.

· Muda o nosso alvo para o que pretendemos conquistar.

· Muda a nossa configuração mental (mindset) para se adaptar e suportar a nova direção.

· Cria a necessidade de desenvolver táticas e estratégias específicas.

Os objetivos mudam o nosso mindset através da mudança de foco. E a mudança de foco arrasta consigo o pensamento continuo focado nos seus objetivos, o que inclui a visualização de você alcançando os seus tão desejados objetivos.

As pessoas estão constantemente a definir objetivos e metas, fazem-no de forma consciente ou inconsciente.

Uma empresa pode definir como objetivo voltar a ser lucrativa em dois anos, ou se tornar a líder da sua indústria em cinco anos, sem determinar como isso será alcançado.

Por outro lado…

Metas estabelecem uma série de passos concretos e específicos

Se o objetivo é o ponto final, as metas são os caminhos que foram ou que devem ser percorridos para se chegar ao ponto final.

Táticas são planos de ação que te ajudam a sair de onde você está para onde você pretende chegar.

O objetivo define a direção e o destino, mas o caminho para se chegar lá é concebido por uma série de metas.

Voltando ao exemplo de vencer uma maratona de dez mil metros. As metas que você deve estabelecer precisam ser inerentes ao seu objetivo.

Attractive young african sportswoman resting after running

Para conquistar o objetivo de dez mil metros, você pode pegar nesse objetivo e transformá-lo em objetivos menores, ou seja em metas.

Dessa forma você acaba por perceber que uma meta precisa ser:

eSpecífica

Man explaining business strategy

Uma meta deve ser definida de forma muito específica, de tal modo que qualquer pessoa possa visualizá-la e entender exatamente o que você quer com ela.

Especificar significa detalhar ao máximo o que você deseja com a sua meta.

As metas precisam primeiro acontecer dentro de você, de forma que você as veja, ouça e sinta em detalhes para depois se tornarem realidade.

“As pessoas com metas alcançam o sucesso porque sabem para onde estão indo — Earl Nightingale”

Mensurável

Mensurar uma meta significa determinar seu tamanho, de forma qualitativa e/ou quantitativa.

Mensurar uma meta é avaliar quanto você ainda precisa andar para chegar ao ponto em que pretende.

Essa resposta pode ser dada em valor, em tempo ou em qualquer outra unidade de medida que permita o acompanhamento dos passos dados.

Alcançável

Climb

Para que uma meta se concretize é preciso definir os passos necessários para a sua realização. Elaborar um plano de ação.

O que pode parecer um objetivo enorme e inalcançável deixa de ser assustador depois de dividido em pequenas atividades. Cada uma delas deverá ser executada em períodos de tempo (diário, semanal, mensal ou anual).

Sem esse plano, não existe maneira de se realizar uma meta.

Ter uma meta difícil demais pode desmotivá-lo, assim como uma meta fácil demais. A difícil pode parecer inalcançável e a fácil, você pode acabar por subestimá-la.

Relevante

Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos à sua vida.

Temporal

Time is money

Uma boa definição de meta é: um sonho com data marcada.

Se você não tiver uma data, vai ficar empurrando com a barriga.

É preciso ser específico e definir o tempo necessário para realização do seu sonho.

As metas definem os resultados tangíveis e mensuráveis que permitem o alcance dos objetivos.

Os objetivos respondem a pergunta “o quê?”

O que é que eu quero? Eu quero vencer o campeonato local de futebol

As metas respondem a pergunta “como?”

Como faço para vencer o campeonato local? A seguir vem a parte do planeamento estratégico e tático.

Para vencer o campeonato eu preciso: desenvolver o espírito de equipa, treinar a equipa, construir e alimentar um desejo de vitória, selecionar e comprar os melhores jogadores, estudar o(s) adversário(s) e desenvolver táticas de ataque e defesa adaptadas a cada adversário… Em caso de dúvida consultem um treinador profissional!

Dicas para você tornar as suas metas mais eficazes

No livro a tríade do tempo, de Christian Barbosa, o autor partilha com o público leitor 6 excelentes dicas que definitivamente ajudam qualquer um a transformar metas medíocres e sem graças em metas excitantes e eficazes.

1 — Escreva a sua meta de forma positiva

Young African American girl writing notes in restaurant

O nosso cérebro pensa primeiro no positivo e depois no negativo (as vezes). Por isso evite usar a palavra “não” em suas metas. É muito melhor escrever de forma positiva e com foco no que você quer e não no que você não quer. Fica mais fácil para o cérebro entender e visualizar o positivo

2 — Utilize verbos de ação: sempre utilize verbos que estimulem a ação, ao invés de dizer eu preciso fazer diga “eu vou fazer”. Verbos passivos ou contemplativos não são indicados para metas eficazes.

3 — Se o objetivo estiver grande, segmente-o ainda mais: ao definir os passos para alcançar a sua meta, procure estabelecer passos pequenos, que possam ser executados em algumas horas. Quanto menor, mais fácil de realizar e menos cansativa fica a meta.

4 — utilize recursos multimídia sempre que possível: adicione fotos, recortes de jornais, folhetos, vídeos para tornar sua meta ainda mais específica e definida. Use aplicativos como o Evernote ou Google Keep para manter o conteúdo organizado.

5 — Sigilo pode ajudar: se você for supersticioso ou desconfiado, siga o velho conselho de não contar nada a ninguém antes que meta se concretize. Para “evitar olho gordo”. Particularmente, gosto de manter sigilo de minhas metas pessoais até ter algo já definido para contar. Quando falo, busco opiniões para aprimorar o meu planeamento, mas apenas com pessoas de extrema confiança. A exceção a essa regra é a necessidade de dividir suas metas suas preocupações com alguém de confiança, que poderá aumentar a clareza em torno de sua ideia.

6 — Revise constantemente as suas metas

A metodologia propõe a revisão constante de seus objetivos. Esse processo é importante para realinhar e rever suas metas.

Napoleon Hill aconselha as pessoas a lerem suas metas pelo menos duas vezes por dia, uma ao acordar e outra antes de dormir. Quando comecei a fazer isso, tive várias boas ideias em meus sonhos. Foi bem interessante o resultado.

Conclusão

As palavras meta e objetivo são frequentemente confundidas entre si.

Ambos descrevem coisas que uma pessoa pode querer alcançar ou atingir, mas em termos relativos podem significar coisas diferentes.

Ambos são resultados desejados do trabalho feito por uma pessoa, mas o que os diferencia é o período de tempo, os atributos para os quais são definidos e o efeito que eles infligem.

O conceito mais importante é nunca perder de vista o que você realmente deseja, não perca de vista os seus sonhos.

Então, quais são as suas metas para 2021?